Data Inclusão:
02/11/2019
Data Alteração:
16/01/2020
Categoria:
Doenças & Cura
Autor:
Sigilo Mistico
PODER DE TRANSFORMAÇÃO
"O PENSAMENTO CONSTRÓI O DESTINO DO SER HUMANO
E NUNCA É TARDE PARA REVERMOS NOSSA POSTURA
SOMENTE ASSIM SEREMOS CAPAZES DE TRANSFORMAR O
ASPECTO DE NOSSA HISTÓRIA E ALCANÇAR A VITÓRIA"
TÃO DESEJADA"
O homem tem o poder de tranformar as diretrizes de seu caminho quando acorda para a realidade de suas tarefas. Desde que mude sua mente, ele acabará com as consequências de um passado equivocado. Um dos objetivos da existência é a modificação dos hábitos prejudiciais e, desde que, esse processo aconteça, não há mais necessidade da dor e do sofrimento. Tudo é mudança de mentalidade e de perspectiva, nada está condicionado a uma lei inexorável.
Assumir o trabalho que nos cabe é um fato do qual não se pode fugir, a responsabilidade é parte integrante de qualquer ser. Quem se esquiva ou tem medo de agir não se dispõe a viver integralmente a página da vida que acaba de virar em branco. Ninguém acelera o tempo, pode apenas adiantar ou retardar seu tempo interior. As etapas seguirão seu curso, sem que ninguém possa detê-las.
Então, vale a pena ficar de braços cruzados diante de tantas poosibilidades?
Quanto mais lúcido for nosso poder de gerar acontecimentos, mais poderemos manipular o próprio caminho. É por isso que devemos cultivar todas as oportunidades de aprimoramento. Quanto mais seguirmos os impulsos e gostos intuitivos, aqueles ditados pelo coração, mais desenvolveremos os dons inatos, "porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração"(Mateus 6:21)
Esforcemo-nos para garantir o aprendizado gradativo ao qual cada etapa nos conduz, lembrando que olhos distraídos não captam a paisagem. É preciso enxergar o que passa despercebido para os outros, tirar conclusões, ordenar e juntar fatos e ideias, tirar sábias lições de tudo que se passa ao redor. Entretanto, isso tudo dá trabalho, exige um comportamento e uma visão menos acomodada, trabalho de ver e pensar. Circunscrita às próprias limitações, a mente se corrompe e deteriora como água parada.
É por isso que a existência apresenta desafios, pois, sem eles, perderíamos a flexibilidade. Portanto, é indispensável pensar: "Se construímos nosso destino diariamente por meio dessa mesma força mental, também podemos transformá-lo." Quando alguém toma consciência de que forja todos os fatos que lhe acontecem com o espírito, passa a prestar mais atenção aos seus atos e pensamentos. Aqueles que estão acostumados às ideias de fatalidade, questionam-se sobre a possibilidade de mudança. Enfraquecidos e desorientados, não crêem no poder de mudar seus destinos. Porém, alterando o panorama das ideias, lidando apenas com energias sutis, eles comprovarão sua infinita força.
O pensamento constrói o destino do ser hunano e nunca é tarde para analisarmos e revermos nossa postura. Somente assim seremos capazes de transformar o aspecto de nossa história e alcançar a vitória tão desejada. A conquista do equilíbrio interior e a superação dos próprios limites dependem de nós.
PENSAMENTO E VONTADE
No Universo das Probabilidades, a Mente é Força Criadora que ao Irradiar Pensamentos Direciona Nosso Destino. ("Não cai uma folha sequer da árvore do Pai sem que Ele saiba")
Emmanuel, no prefácio do livro "Mediunidade e Sintonia", dá um outro enfoque para o ditado popular, "Dize-me com quem andas que dir-te-ei quem tu és". O Mentor de Chico Xavier lembra que os nossos pensamentos ditam nossa conduta e que, de acordo com nossa conduta, amealhamos companhias, através das quais somos conhecidos, principalmente por observadores do mundo espiritual.
Para a doutrina espírita, o estudo do pensamento é fundamental, Pensar é Criar, portanto, o ato de pensar está relacionado diretamente à nossa origem espiritual. Fomos criados à imagem e semelhança de Deus, com a capacidade de interferir em sua obra. Como bem lembrou o físico Willian Barret, "A criação não é mais do que o pensamento divino exteriorizado, e desse atributo divino nós partilhamos muito limitadamente, como parcelas da inteligência infinita".
André Luiz, sustenta a mesma ideia: "Nos fundamentos da criação vibra o pensamento imensurável do Criador e sobre esse pensamento divino vibra o pensamento mensurável da criatura, a constituir-se no vasto oceano de força mental, em que os poderes do espírito se manifestam". O hausto do Todo Sábio banha tudo quanto existe, e, nós, com nossa força mental deficitária, somos capazes de influir positiva ou negativamente, ainda que de forma restrita, neste vasto oceano de energias desconhecidas.
André Luiz define com clareza: "A ideia é um ser organizado por nosso espírito, a que o pensamento dá forma e ao qual a vontade imprime movimento e direção. Assim, através desses 'seres' produzidos por nós mesmos, coagulados a partir dos nossos pensamentos, influimos nesse vasto oceano de forças que nos rodeiam". Segundo ainda André Luiz, as bases de operação dos espíritos são os centros cerebrais, onde residem a linguagem, a sensibilidade, a memória, a percepção, etc. Vemos assimque, o "Pensamento é Força que Determina, Estabelece, Transforma, Edifica, Destrói e Reconstrói".
(Do tema: Etiologia das Doenças na Relação: Corpo Espiritual e Físico)