sigilomistico@gmail.com.br
OS ORIXÁS

Data Inclusão: 29/02/2020
Data Alteração: 01/03/2020
Categoria: Umbanda
Autor: Sigilo Mistico

OS ORIXÁS

Orixá não é divindade, pois na Umbanda cremos num único Deus. A Umbanda não é politeísta, orixá é potência de luz emanada de Deus, o Criador; entendemos a manifestação do orixá através das Forças da Natureza. Na realidade, o que a Umbanda fez foi "organizar" as manifestações divinas, em uma linguagem que pudéssemos compreender. Os Sete Orixás Básicos que se manifestam em nível de Terreiro, ou seja, de incorporação: Oxósse, Ogum, Xangô, Omulu, Oxum, Iemanjá e Iansã.  A manifestação, em nível de Terreiro de cada um se dá através de Espíritos enviados de cada uma dessas forças, ou seja, Orixá não é uma pessoa e sim Energia, e dentro dessas faixas de energias se encaixam Trabalhadores Espirituais, que sim, são pessoas que já viveram encarnados e no presente estão no Plano Espiritual nos auxiliando e socorrendo sempre que recorremos a eles

Orixá Oxósse - Corresponde à nossa saúde, nutrição, expansão, energia vital, equilíbrio fisiológico.

Orixá Ogum - Corresponde à nossa energia, defesa, prontidão para ação, determinação, tenacidade.

Orixá Xangô - Corresponde ao nosso discernimento, justiça, estudo, raciocínio concreto e metódico.

Orixá Omulu - Corresponde à nossa compreensão de karma, de regeneração, de evolução, transformações e transmutações kármicas.

Orixá Oxum - Corresponde ao nosso equilíbrio emocional, concórdia, amor, complacência e reprodução.

Orixá Iemanjá - Corresponde ao lado familiar, estrutural de amor fraternal e filial, bens materiais.

Orixá Iansã - Corresponde as mudanças, deslocamentos, transformações materiais, avanços tecnológicos e intelectivos.

Cada Orixá tem particulariedades e correspondências próprias no Planeta: Cor, Som, Mineral, Planeta Regente, Elemento, Signo Zodiacal, Essências, Ervas, entre outras afinidades astro-magnéticas que fundamentam a Magia na Umbanda por linha vibratória.

Sítios vibracionais ou Pontos Energéticos dos Orixás

Nestes pontos energéticos sempre encontraremos os três Reinos: Animal, Vegetal e Mineral. Os sete sítios vibracionais são:

MAR: Tudo no Mar é movimento. Seu incessante vai e vem é a própria pulsação, cheia e vazante, levando tudo o que é negativo, transformando-o e devolvendo convertido em positivo. Seu próprio som expressa possante e magnífica transformação.

PRAIA: Com a mesma composição que o Mar, sendo condensadora, plasmadora e fertilizante. Faz um incrível equilíbrio elétrico, desagregando, descarregando excessos e promovendo o equilíbrio energético interno do indivíduo.

RIO: Condutor, fluente, sem ser condesador, faz as energias fluírem e vitaliza. Importante para limpeza dos corpos físico e espiritual, na eliminação de cargas negativas.

CACHOEIRA: Encontramos elementos coesivos das pedras (mineral) e água potencializada na queda da cachoeira, que produzem ou conduzem várias formas de energia. Como as águas fluem em um só sentido, purificam, descarregam, vitalizam, equilibram e fortalecem o físico-etérico.

PEDREIRA: Reestrutura a forma, regenera, fixa, condensa, plasma e dá resistência mental, astral, e física.

MATA: Condensa prana (energia vital), reestabelece a fisiologia orgânica, principalmente a psíquica, fortalece a aura, o campo astral, o eletromagnetismo, a saúde, o mediunismo plasmando forças sutis.

MONTANHA: mesmo procedimento das matas, havendo predominância dos elementos eólicos.

E não podemos deixar de citar Oxalá, que nos traz fortaleza e paciência, estabelece a ligação com a espiritualidade e nos leve ao despertar da fé, à compreensão do "religare" com o Cristo interno.

 

 

 

Gostou? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário! 😎

 

 

 

0Comentário(s)