sigilomistico@gmail.com.br
O QUE É A IGREJA CATÓLICA, CARISMÁTICA E ORTODOXA

Data Inclusão: 16/12/2019
Data Alteração: 16/01/2020
Categoria: Religiões
Autor: Sigilo Mistico

O QUE É A IGREJA CATÓLICA

A Igreja Católica, também conhecida como Igreja Católica Apostólica Romana é uma igreja fundada de acordo com os ensinamentos de Jesus Cristo e que o Apóstolo Pedro como figura de destaque, pois foi através dele que a igreja começou a ser edificada (Mateus 16:18). É Una, Santa, Católica (Universal) e Apostólica e como sacramento único de salvação, por vontade de Cristo, tem como característica a indefectibilidade (substituirá até o fim do mundo) e a infabilidade.  A Igreja Católica considera-se a única Igreja de Cristo e por isso, se chama Católica. É constituída por igrejas particulares ou dioceses, sendo cada uma destas confiada a um bispo em comunhão com o sucessor de Pedro (o Papa ou Vigário de Cristo). Encontram-se em comunhão com a Igreja Católica, os batizados que estão unidos com Cristo no Seu corpo visível, pelos vínculos da fé, dos sacramentos e da disciplina eclesiástica. Para a Igreja Católica, o Papa, Bispo de Roma, reside no Vaticano, é representante visível de Cristo na Terra e a cabeça visível da Igreja. Como sucessor do chefe dos Apóstolos, Pedro (sucessão apostólica), o Papa é o legítimo detentor da suprema autoridade hierárquica da Igreja.

IGREJA CATÓLICA CARISMÁTICA

A Igreja Católica Carismática, é uma igreja que apresenta várias diferenças em comparação com a Igreja Apostólica Romana. A Igreja Carismática não tem os sete sacramentos que a Apostólica Romana e o Papa não é o líder supremo da Igreja e nela a confissão não é um sacramento.  Os bispos, padres e diáconos da Igreja Carimática podem casar, ao contrário do que acontece na Igreja Romana, devido ao celibato.  Segundo a Igreja Carismática, o purgatório não existe, e por esse motivo os mortos não precisam de oração. Outra diferença entre as duas Igrejas, é que na Carismática, os métodos contraceptivos são permitidos.

O QUE É A IGREJA ORTODOXA

A Igreja Ortodoxa é uma Igreja cristã, considerada como uma doutrina semelhante à da Igreja Católica, mas como o termo mesmo diz, possui uma doutrina mais reta, mais rígida.  Os cristãos ortodoxos, por força da denominação, são os que professam toda a doutrina da fé cristã, de acordo com o magistério da Igreja. Se apoderaram, porém, da designação da Igreja Bizantina depois do Cisma que os opôs à Roma (nos séculos IX e XI) ao se arvorarem em depositários da fé verdadeira em oposição à Igreja Latina.  Ficaram, por isso, a ser denominados ortodoxos, os cristãos da Europa Oriental, que se mantém separados da Igreja Católica Romana.                      A Igreja Ortodoxa se vê como a verdadeira Igreja criada por Jesus Cristo, além de não reconhecerem o Papa como autoridade.  Para os cristãos ortodoxos, como são chamados, não existe purgatório e não acreditam na Virgindade de Maria após a concepção. Na Igreja Ortodoxa, os padres são liberados para o casamento, desde que este tenha ocorrido antes da sua conversão, e apenas os bispos são obrigados a manter o celibato.                                         No século XI, no ano de 1054, houve um Cisma entre as Igrejas Cristãs, dividindo-se entre o Catolicismo e a Igreja Ortodoxa. Os cristãos ortodoxos não aceitam os dogmas católicos, e nem consideram válidos os sacramentos. A Igreja Ortodoxa chegou ao Brasil no ano de 1904, e a primeira Instituição foi criada em São Paulo, em 1954.  A maior autoridade na Igreja Ortodoxa é o Santo Sinodo Ecumênico, desde a fundação até os dias atuais. As Igrejas Ortodoxas mais importantes são, a Igreja Ortodoxa Grega e Igreja Ortodoxa Russa.

Ortodoxo - é aquele que segue fielmente um princípio, uma norma ou uma doutrina. Do grego "orthos"que significa "reto" e "doxa"que significa "fé".   É o que está em conforme com a doutrina religiosa tida como verdadeira.     Ortodoxo é uma expressão usada para fazer referência a algo rígido, tradicional, que não evolui, que é conservador, que não se adapta nem admite novos princípios tradicionais de qualquer doutrina.  A expressão, "pouco ortodoxo" é usada para fazer referência aquele indivíduo ou a algo que não segue nenhuma regra tradicional, que foge do que é comum, do que é convencional.

O QUE É HERESIA

Heresia significa escolha, opção, tem origem no termo grego "haíresis". Heresia é quando alguém tem um pensamento diferente de um sistema ou de uma religião, sendo assim, quem pratica heresia é considerado um herege.  Uma heresia é uma doutrina que se opõe frontalmente aos dogmas da Igreja. Ela acontece quando qualquer indivíduo ou um grupo resolve ir contra uma religião, em especial aquelas que são muito rígidas.  A heresia surgiu com a Igreja Católica, no século XVIII, em especial no período da Idade Média, quando ela começou a sentir-se ameaçada por pessoas que criticavam seus dogmas e seus ensinamentos.

SANTA INQUISIÇÃO

A Igreja Católica ficou tão preocupada com as críticas aos seus ensinamentos que criou, no século XVIII, o Tribunal da Igreja Católica, mais conhecido como A Santa Inquisição.              A Inquisição tinha o objetivo de perseguir, julgar e punir as pessoas acusadas de heresia, e esses eram considerados como inimigos de estado, quando cometiam os atos por mais de um ano. As punições por heresia eram muito severas, os hereges eram queimados vivos, torturados ou então estrangulados, e durou mais de cinco séculos.

O QUE É DOGMA

Dogma é um termo de origem grega, que significa literalmente "o que se pensa é verdade".  Na antiguidade, o termo estava ligado ao que parecia ser uma crença ou convicção, um pensamento firme ou doutrina.  Posteriormente, passou a ter um fundamento religioso em que caracteriza cada um dos pontos fundamentais e indiscutíveis de uma crença religiosa.  Pontos inquestionáveis, uma verdade absoluta que deve ser ensinada com autoridade.                          Além do Cristianismo, os dogmas estão presentes em outras religiões, como o Judaísmo ou Islamismo.  Os princípios dogmáticos são crenças básicas pregadas pelas religiões, que devem ser seguidas e respeitadas pelos seus membros sem nenhuma dúvida.  Quem os rejeita, pode incorrer em crimes variáveis, de acordo com a religião.  Na Igreja Católica, o crime de heresia aconteceu no período da Idade Média, em que as pessoas acusadas eram excomungadas ou perseguidas através da Inquisição.    Os dogmas proclamados pela Igreja Católica devem ser aceitos como verdades reveladas por Deus, através da Bíblia.  São irrevogáveis e nenhum membro da Igreja, nem mesmo o Papa, tem autoridade para os alterar. São exemplos de dogmas: a Existência de Deus e da Santíssima Trindade, Jesus Cristo é filho Natural de Deus, a Virgindade e Ascenção de Maria, entre outros.

O QUE É BLASFÊMIA

Blasflêmia é uma ofensa a uma divindade. É um insulto a uma religião ou a tudo que é considerado sagrado. É a difamação do nome de um Deus.  Blasfêmia é também uma palavra ou ato injurioso contra qualquer pessoa ou coisa respeitável.                                                        Em alguns países existem leis no Código Penal, contra a blasfêmia, onde as penas podem variar, dependendo de sua gravidade. Entre esses países estão a Alemanha, Áustria, Dinamarca, Espanha, Finlândia, Irlanda, Países Baixos, Suíça e outros.   Alguns países tem tentado reformar essas leis ou mesmo revogá-las.                                                                                                        Para o Cristianismo, aqueles que blasfemam devem ser condenados à morte, segundo o livro Levítico, do Velho Testamento.  Segundo o Evangelho de São Marcos, quem blasfema contra o Espírito Santo, jamais obterá o perdão, levará seu pecado para sempre.  Nos países de maioria muçulmana, as leis antiblasfêmia são mais rígidas e as penas são bastantes severas, com prisão perpétua ou mesmo a pena de morte.

Os Sete Sacramentos da Igreja Católica Apostólica Romana:

O Batismo, Confissão, Eucaristia, Confirmação (ou Crisma), Matrimônio, Ordens Sagradas e Unção dos Enfermos.

 

Fontes:

O QUE É A IGREJA CATÓLICA, CARISMÁTICA E ORTODOXA

 

 

0Comentário(s)