Data Inclusão:
26/10/2019
Data Alteração:
16/01/2020
Categoria:
Energia/Bioenergia
Autor:
Sigilo Mistico
BIOENERGIAS
Energia Cósmica ou Imanente:
É o Princípio Vital que interpenetra e nutre todas as coisas no Universo Interdimensional. É, aparentemente, onipresente e impessoal, permeando praticamente todos os planos de manifestação. Podemos, então, dizer que existe uma energia física (elétrica), astral e mental.
Einsten, na verdade, parece que partiu deste princípio quando demonstrou a substancial identidade entre a energia e a matéria e a possibilidade de transformar uma em outra.
"A matéria é energia em estado de condensação, a energia é matéria em estado radiante". A nomenclatura sobre a energia é bastante diversificada, variando de filosofia para filosofia.
Ex: Luz Astral (Cabala) - Hebreu
Prana (Yoga) - Índia
Mana (Kahunas) - Havaí/Polinésia
Força Ódica (Barão Von Reichenbach) - Alemanha
Energia Orgônica (Wilhelm Reich) - Pensilvânia
Telesma (Hermes Trimegistus) etc
A palavra energia é derivada do grego "Energes" (ativo) que, por sua vez, deriva de "Ergon" (obra). Logo, etimologicamente, significa "atividade". A energia não pode ser criada, mas apenas tranformada.
A palavra prana, como a energia é mais conhecida na Índia, pátria original do Yoga, é derivada do sânscrito "Pra" e de "Na" (respirar, viver). Logo, etimologicamente, significa "Sopro Vital". No Japão, a energia é conhecida como "Ki". Na China, é conhecida como "Chi".
As energias que os seres vivos absorvem e metabolizam, são provenientes de fontes variadas: o Sol, o espaço infinito, o próprio planeta e assim por diante.
Os ocultistas orientais dividiram essas energias em três grupos distintos:
Fohat (eletricidade) - energia conversível em calor, luz, som, movimento, etc
Prana (vitalidade) - energia que coordena moléculas e células, e as reúne num organismo definido.
Kundalini (fogo serpentino) - energia primária, violenta, estruturadora das formas. É proveniente do centro do planeta.
Energia Consciencial ou Pessoal
É a energia Cósmica que a consciência absorve e emprega nas suas manifestações gerais. Essa energia consciencial é chamada em geral, de energia anímica ou magnetismo pessoal. Ao ser metabolizada pela consciência, a energia cósmica deixa de ser impessoal e assume as características pessoais da criatura.
Fontes básicas de energia vital
Alimentação (sólidos e líquidos), através do aparelho digestivo.
Ar atmosférico - através do aparelho respiratório e da pele.
Absorção de energia - pelos chakras
Sono - através da desconsciência dos veículos de manifestações da consciência.
Projeção da consciência - através da absorção energética diretamente no plano astral.
Resumindo: A Bioenergia é energia da vida. Também conhecida por Energia Vital. Uma prova simples da existência da Bioenergia é o interessante fenômeno de que qualquer pessoa que morre perde, imediatamente após a morte, 21g de peso. Esse fato é constatado toda vez que pessoas morrem em cima de macas com balanças eletrônicas. Esse fenômeno aponta que há uma quantidade de peso não referente à nossa massa. Assim que morremos não perdemos nenhum órgão físico, nenhum fluído, nenhuma massa. Perdemos somente a Vida e a energia a ela associada - a Bioenergia. Essa energia "pesa" 21g.
Numa visão de todo sistema energético do organismo vivo, a bioenergia ou energia vital é o nível mais denso, mais próximo do físico, do corpo vivo. Distinta das energias Astral e Mental. Bioenergia é energia associada à vida, ao corpo vivo, pulsante, orgânico. Inerente ao mundo físico. Energias Astral e Mental não são necessariamente atreladas ao corpo vivo, são mais voláteis, independentes.
Tanto em pensamento quanto em sonhos, passamos por experiências mentais e astrais diversas, visitamos lugares, agimos, pensamos, conversamos, etc, enquanto nosso corpo físico, orgânico, descansa quieto no mesmo lugar. A rede de distribuição de energia vital ou o "Corpo Vital" permanece com o corpo físico enquanto os "Corpos" Mental e Astral viajam por lugares diversos. Mas como pode haver diferentes níveis de energia associados ao ser humano vivo? Como podemos explicar níveis mais sutis e níveis mais densos de energias?
- O ser humano é um ser muito complexo. É bicho que pensa, mentaliza, faz arte, se emociona. O sistema energético de um ser humano capta e atua em diferentes níveis energéticos. Nossa expressão humana transcende o físico, somos afetados pelas emoções e pensamentos das outras pessoas e afetamos as outras pessoas com nossas emoções e pensamentos. Bioenergia é uma área de estudo que envolve a Biologia, a Medicina, a Psicologia e a Física. Cabe buscar um pouco do que nos revela a Física em seu estudo secular sobre energia, para ajudar no entendimento complexo dos fenômenos energéticos associados ao ser humano. Albert Einstein, provou que energia é igual à massa. Não exatamente igual, mas igual multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado. Ou seja, a massa é igual a muita, muita, muita energia concentrada. Também mostrou que, se um corpo físico for acelerado até atingir a velocidade da luz, ele se transforma em energia, na própria luz. Einstein quebra a barreira entre matéria e energia e mostra a possibilidade de transição entre uma e outra.
Fontes: