Data Inclusão:
02/06/2020
Data Alteração:
06/06/2020
Categoria:
Karma/Darma
Autor:
Sigilo Mistico
A IMPORTÂNCIA DA ESPIRITUALIDADE NA VIDA
A Espiritualidade pode ser definida como a qualidade do progresso metódico, ético e natural, dotada de sensibilidade na vida animada (psíquica) dos animais, seres humanos e seres invisíveis. Na vida animal, espiritualidade natural são os poucos momentos, em pequena escala, de amor, cuidado, compaixão e alegria que os animais compartilham com sua própria espécie ou filhotes, embora não estejam capacitados a desenvolver essas qualidades. Por outro lado, o homem, com sua habilidade de corpo-mente nos seus atributos de coragem, paciência, vigor e concentração, consciente de suas virtudes e fraquezas, com recursos para vencer as vicissitudes, deve enriquecer seu lado espiritual, que é a essência da vida.
Pois, se assim não proceder, perderá a oportunidade rara que lhe é oferecida de atingir o maior progresso evolutivo neste ciclo de nascimento e morte - "Samsara". Espiritualmente é, em verdade, a mais elevada tarefa que o ser humano pode desempenhar para se libertar dos grilhões do apego e sofrimento causados pela ignorância daquilo que é como é. Entretanto, para que a espiritualidade floresça é necessário ter condições adequadas para desenvolver os aspectos materiais e espirituais para alcançar o progresso evolutivo. Tal como corpo e mente, materialidade e espiritualidade, teoria e prática são interdependentes, se entrelaçam, se interligam.
Nossa tarefa, por conseguinte, é atuar de modo que formem uma união equilibrada, que se traduza em uma existência harmônica e feliz, no lado positivo da vida, com menos egoísmo. Amor, compaixão, caridade, alegria e equanimidade são elementos básicos da espiritualidade. Para aperfeiçoar essas qualidades devemos igualmente aperfeiçoar as boas qualidades inerentes a nós, como a moralidade - uma vida ética; a veracidade e a determinação. Nelas nada é novo, nada que nos seja desconhecido. Sabemos a verdade que elas encerram, mas falta manter o forte reflexo delas em nossa mente, sobre a importância, a proeminência, a necessidade urgente de sua prática a cada momento de nossa vida cotidiana.
Então, temos que enfatizar, estimular e aperfeiçoar essas qualidades, praticando, falando, contemplando e, desta forma, gravando na mente-memória um forte reflexo sobre elas, que vai atuar indiretamente em todas as atividades de nossa vida, de modo natural e espontâneo. Cada ação, cada pensamento - pensar ou agir pelo corpo - é movido por uma intenção, que é uma vibração que entra neste cosmo. Nada se perde; tudo está no cosmo. Existem boas e más vibrações que nos pertencem neste cosmo. À semelhança de um ímã, às vezes atraímos boas vibrações e, então, temos boas condições; outras vezes atraímos más vibrações e, então, temos más condições. Não há certeza sobre o que vai acontecer porque tudo é relativo e depende de outras leis universais e circunstanciais. Por esta razão, torna-se necessário dar importância à espiritualidade na vida diária.
Fonte: (Parte de um texto de Don Kulatunga Jayanetti, da Sociedade Budista do Brasil)